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Palavra do Clube

Normas de Segurança e Procedimentos de Vôo
 
Prezado associado:

As regras práticas e instruções contidas neste documento representam o resultado de nossa experiência como aeromodelistas.

Leia-as com atenção e coloque-as em prática.

Somente com a colaboração de todos poderemos praticar o aeromodelismo de uma maneira segura e responsável.

1-Procedimentos iniciais/controle de frequências

Ao sair de casa verifique se o seu equipamento de rádio está desligado! Lembre-se que, se o seu transmissor estiver ligado, além de descarregar a sua bateria você já poderá estar causando um acidente!

Tenha cuidado ao guardar o transmissor na caixa de campo ou em outro lugar, pois em certas circunstâncias o "switch" do transmissor poderá ser acionado, sem você perceber, com o próprio movimento do carro.

Chegando ao clube, antes mesmo de levar o seu equipamento ao box, faça um reconhecimento das condições de vôo e aproveite a oportunidade para saudar os aeromodelistas presentes.

Dirija-se ao quadro de controle de frequências e identifique imediatamente se há alguém entre os presentes utilizando a mesma frequência que a sua. Caso positivo, comunique o fato ao mesmo e combinem uma maneira de dividirem os tempos de vôo.

2-Como preparar o seu equipamento para um vôo seguro

Você somente estará autorizado a voar se a placa correspondente a sua frequência estiver em sua posse.Em hipótese alguma ligue o seu transmissor sem esta condição. Ao pegar a placa de frequência coloque a carteira do clube no lugar.

Antes de colocar o motor em funcionamento, verifique se estão boas as condições de carga em suas baterias, transmissor (Tx) e receptor (Rx).

Verifique se as superfícies de comando de seu aeromodelo atuam corretamente.

Verifique o alcance de seu equipamento de rádio. Regra prática: com a antena recolhida, posicione-se
a cerca de 30 passos de seu aeromodelo; acione os comandos e verifique se os mesmos respondem normalmente. Caso contrário, há problemas de alcance no sinal do seu equipamento de rádio. Procure detectar o problema. Não decole nestas condições.

Satisfeitas as condições anteriores, dê partida em seu motor sempre com osTx e Rx ligados e com o comando do acelerador na posição de baixa rotação do motor.

Ao acelerar o motor, mantenha-se o mais afastado possível da hélice, evite posicionar-se no plano formado pelo eixo longitudinal da hélice.

Nunca utilize hélices avariadas ou não balanceadas, pois, elas podem causar sérios danos ao seu motor e a sua pessoa.

Regule corretamente a carburação do seu motor. Lembre-se que uma falha na decolagem é acidente na certa.

Verificado estes itens você está pronto para voar!

3- Procedimentos de vôo

Verifique a direção dos ventos, predominantes em relação ao eixo da pista (consulte a biruta!).

Faça o taxiamento de seu aeromodelo sempre de maneira segura com o motor em baixa rotação.

Antes de ingressar o seu aeromodelo na pista verifique quem está voando e se um deles não está

fazendo procedimento de pouso. Lembre-se: Quem está pousando sempre tem prioridade!

Com a pista limpa, avise em voz alta: Vou decolar!

Posicione-se sempre no local reservado aos pilotos e faça a decolagem.

Mantenha o aeromodelo sempre a sua frente fazendo o "Retângulo" no sentido do tráfego predominante.

Se você pretende realizar acrobacias escolha um momento de pouco tráfego ( 1 a 3 voando). Realize as manobras sempre a uma altitude segura (mínimo de 30 metros) e de preferencia na sua frente.

Se você pretende realizar passagens rasantes sobre a pista escolha um momento de nenhum tráfego.

Em nenhuma hipótese sobrevoe o box.

O espaço autorizado para vôos está delimitado pelo eixo formado pela linha divisória entre o box e a pista e toda a área existente na direção do centro da cidade de Gaspar.

Ao iniciar procedimento de pouso verifique se a pista está desimpedida e avise em voz alta:Vou Pousar! Você terá sempre a preferência.

Retire imediatamente o seu aeromodelo da pista. Em caso de pane do motor somente ingresse na pista em total segurança.

Terminado de voar, não esqueça, devolva ao quadro a sua placa de frequência!

4- Vôos com helicópteros

Todas as normas de segurança estabelecidas nos itens anteriores são válidas também para helicópteros.

Não será permitindo o vôo de helicópteros na área reservada aos aviões.

5- Licença para voar/ Vôos de instrução

Os aeromodelistas principiantes somente poderão voar seus aeromodelos acompanhados de um instrutor habilitado pelo ALA.

                    Os vôos de instrução somente poderão ser realizados em momento de pouco tráfego (1 a 3 aeromodelos voando simultaneamente).

Os aeromodelistas principiantes somente receberão sua licença para pilotar (P.T.) quando forem aprovados por exame prático e teórico promovido por instrutor habilitado pelo ALA.

6- Disposições gerais
Todas as normas e procedimentos aqui estabelecidos são dirigidos aos sócios do ALA, e são válidas em quaisquer situações e locais aonde possa se praticar o aeromodelismo de uma maneira segura e compatível com as nossas tradições.

As demonstrações realizadas em outros locais em nome do ALA somente serão permitidas após avaliação da diretoria técnica.


2 comentários

Clube ALA Aeromodelismo Lambari MG em 3 de maio de 2013 às 11:10

Até que enfim estamos entrando na era moderna

Anônimo em 30 de junho de 2013 às 08:53

ESTIVE VISITANDO A PISTA E GOSTEI MUITO VCS ESTÃO DE PARABES
TUDO QUE LAMBARI PRESCIZA E QUERO SABER COMO FAÇO PARA PARTICIPAR COM VCS.
MEU IMAIL jcdcp@bol.com.br moro na volta do lago
abraços a todos.